terça-feira, 7 de setembro de 2010

Processo de Criação.




Decidi neste post, falar sobre um assunto que é muito recorrente em blogs e muito debatido pelos intelectuais. O que ultimamente anda mexendo com a minha cabeça e tira o meu sono.
O processo de criação é a parte mais difícil e mais deliciosa de um romance. Escrever um livro não é nada fácil, temos que estar munidos de ideia e cheios de vapor. Sem lápis e papel na mão, a ideia escorre feito fumaça.
Inicialmente, temos que nos preocupar com o enredo, com o dilema que a protagonista se encontra e com o final que pode ser bem, mal ou sem pé nem cabeça dependendo do livro.
A segunda parte que temos que nos preocupar é com a idealização e construção dos personagens. Quem são eles, o que fazem, suas funções e quem são sua família caso seja importante para a história.
Depois disso, a parte mais importante e momento mais decisivo é aquele em que se constrói os dilemas e mostra as facetas do herói.
Foi aí então que larguei três ou quatro livros que parei de escrever. Sofro o que chamam de "Bloqueio criativo". Meu namorado costuma dizer que não consigo me focar em uma coisa só.
Estou tentando. O livro que estou escrevendo de rpg está assumindo um perfil um pouco feminino por causa da minha influência. Meu namorado constrói e adapta para a parte do rpg que desconheço completamente.
Por que topei escrever um livro de pg se não domino?
Porque achei que seria desafiador e estou amando. Os personagens(quem escreveu um livro sabe...) depois de um tempo, adquirem vida e saem por aí.O mais engraçado é que a única personagem feminina principal não fui eu quem criei. Mas sim meu namorado, que de acordo com ele, servi de inspiração para ela.
o bom é que om livro vai ter público feminino e masculino. Desejo também que seja uma obra popular. Mão na massa!

12 comentários:

  1. Eu não consigo escrever histórias assim,sabe? Não consigo "sair" de mim e construir outras pessoas. Falta de criatividade minha >.<'

    Corajosa demais você!
    Desejo muita inspiração!

    Beijo,
    Nara

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju...

    E não se pode dar uma palhinha aqui para os seus leitores, não?
    rs rs rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, obg pela visita! Nossa, que legal que vc está escrevendo um livro! Meu namorado me incetiva bastante, mas nunca comecei um, não sei se tenho talento pra tanto, transformar um hobby em algo maior, nao sei...
    Adorei o post e as dicas! Volte sempre!

    http://meuprojetopiloto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal que está escrevendo um livro.. eu também adoro escrever.. volta e meia passo horas no computador criando alguma história.. ás vezes até no metrô pego papel, caneta e escrevo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. eu tenho 3 livros.... claro que nunca mostrei pra ngn nem nd, mas dois deles são histórias bem legais, e pretendo continuar o projeto de um deles... e o outro eu vou começar a postar em um blog... você é a primeira pra quem eu contei! hahaha... como eu gosto mt dele, vou postar aos poucos em um outro blog, em breve! e continuar o projeto do primeiro... hahahaha, adoro isso! espero ver o seu em breve!! continue viu??

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Quando publicar, prometo comprar! *-*
    Também tenho Bloqueio Criativo, definitivamente tenho. Às vezes eu "travo", sabe? HUSHEU Chega a ser engraçado, mas é o que é.
    Eu gosto de Letras, pretendo fazer, mas não de primeira. Antes quero fazer um curso pra seguir uma profissão, e depois Letras, pra satisfazer meus gostos...
    Espero que dê tudo certo com o seu livro! *-* Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo escrever histórias assim, mais você tenho certeza que vai arrasar! E que o livro vai fazer sucesso pois vc escreve super bem!


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Caramba, que legal, adoro livros de rpg. Já escrevi um também, mas foi uma criação de sistema para jogar no mundo da JK Rowling, ficou até interessante.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Juliana...

    obrigada pela visita, adorei!!

    quero dizer que amei teu espaço, e já estou seguindo!

    deixo um beijo, flor :*

    ResponderExcluir
  10. Verdade, para escrever o mais importante é o processo criativo. Mas não tem receita de bolo.
    Cada um tem o seu modo!
    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nossa que legal suas ideias e vontade de escrever um livro
    gostei do blog
    beijos

    ResponderExcluir
  12. mooça, que bom que vc escreve tbm!
    tenho de concordar com o que vc disse sobre os personagens - às vezes sinto que estamos todos juntos num corpo só, e tem horas que minha cabeça vira uma bagunça...
    que mal pergunte, vc faz faculdade de quê?
    e se quiser dar uma olhada no meu livro, acessa aí: space-hazaran.blogspot.com
    mas os posts nele estão atrasados, olhe a partir da semana que vem.
    obrigada por ter me feito companhia enquanto eu estava offline.
    beeijos ♥

    ResponderExcluir