sábado, 20 de agosto de 2011

Que a saudade viva


Para Thaís, uma guerreira


- E se algum dia sentisse saudade?
Daquilo tudo que um dia foi e viveu?
Sentir saudade é fechar os olhos, colocar a mão sobre o peito e sentir seu coração bater aceleradamente. Ela pode doer e ser alegre ou triste.
E quando bater a saudade, procurar fotos antigas, cartas escondidas na caixa de sapato, conversas esquecidas na memória, votos de amizades eternas, nossos livros preferidos, músicas queridas, se recordar daqueles dias tão bonitos, daquelas tardes ensolaradas, beijos atrás da escada e todos os sonhos compartilhados. Tudo para acalmar o seu coração.
A saudade pode vir acompanhada de um aperto no peito, lágrimas, sonhos, sorrisos e felicidade. A saudade me assombra, não de uma forma de sentir medo, mas de sentir carinho, amor e vontade de voltar no tempo, correr atrás de tudo aquilo que foi vivido e inesquecível.
Acontece que o que vivemos um dia virará página virada. Capítulos que fazemos questão de esquecer ou lembrar.
A saudade não é um sentimento que alguém escolhe sentir, justamente porque nem sempre é bom. Ela simplesmente acontece, vem. Um dia você acorda e inexplicavelmente se lembra de algo que lhe traz sentimentos profundos. Fica até tarde na cama, chora, escuta aquela música, olha o sol, aquela tarde linda e promete que tudo voltará a ser como antes.
O homem mais rico do mundo pode sentir saudade e não conseguir mudar isso, porque com a saudade não há dinheiro que compre ou pague. É algo que está acima disso e ninguém sabe exatamente do porque acontecer.
Saudade é uma palavra que existe apenas no português. No inglês se diz “I miss you” que quer dizer, sinto a sua falta, mas sentir falta é sentir saudade?
Não, não é. Você pode sentir falta de alguma pessoa ou de algo um dia, mas não necessariamente sentir saudade dela. Já a saudade sim, vem acompanhada de falta, carência, perda, vazio e afastamento.
Eu sinto saudade de quem eu fui, das roupas que usava, das minhas músicas, do meu jeito de pensar, dos meus amigos, dos passeios que fazíamos, de amigas que se perderam, de confidências, de sonhos, do amor aos livros que dividíamos, das pessoas com quem trabalhei, de alguma amizade desfeita, de algum amor perdido, de alguma pessoa que se foi e infelizmente não poderá voltar.
Geralmente quando sinto saudade é de alguma época boa, gostosa e onde fui muito feliz, mas simples. Onde não exigíamos muito para ser feliz. Era uma época livre de preocupações, medo, cheia de liberdade e onde pensávamos ser felizes para sempre.
Escrevo este texto com a finalidade de poder dividir isto e não deixar a saudade me sufocar e se apossar do meu coração. Porque eu quero sentir saudade, só não quero que ela se transforme em tristeza. Foram épocas boas que vivi, mas quero me lembrar delas com carinho e respeito e não quero sentir raiva se as coisas já não são como antes.
Porque eu sei que mudamos e as coisas ao nosso redor também. O mundo gira e ninguém pode ser a mesma pessoa o tempo todo. Minha filósofa preferida já tinha dito isso quando eu tinha quinze anos e não acreditei.
As nossas memórias ficam para que possamos acessá-las como um filme, onde escolhemos os nossos preferidos e mais odiados. E assim espero que quando sentir saudade, saiba que isso ficará eternizado para sempre. Porque saudade para mim significa eternizar.



14 comentários:

  1. Olá flor *-*
    Obg pela palavras lá no Manuscrito.
    Também gostei muito do seu blog e estou seguindo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Quão bom é saber que gostou do meu blog. O seu está fora do alcance de minhas palavras.
    Fico muito agradecida por estar seguindo o meu blog. Estou te seguindo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Tuas palavras me fizeram lembrar da relação que eu tinha com minha melhor amiga da época de escola, andávamos juntas o tempo todo e ela era minha vizinha ainda, pra completar. depois ela casou, eu mudei, nos afastamos. Outro dia quando fui visitar ela, os sentimentos do que era se misturaram com os sentimentos do que nos tornamos, mas de uma forma boa.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo longe você sabe o que se passa comigo , me desculpe se não estou muito poetica hoje pelo menos não ao seu nivel , ao nivel de agradecimento que você merece.
    Suas palavras tocaram no fundo do coração e no fundo de minha alma.
    Suas palavras se encaixaram perfeitamente bem no meu dia de hoje. Estava precisando de você perto de mim. chorei mt mt mt mt com as suas palavras e agradeço mt mt mt mt por ser minha amiga e por me conhecer tão bem como poucos. Me desculpe por estarmso longe e que a vida e o dia a dia faz com que pessoas que amamos as vezes fique longe ,não pq queremos mas sim pq a gente cresceu e temos que dar conta da responsabilidade. mas vc sabe que quando vc precisar sempre vou estar aaqui! e já te provei isso e provarei quantas vezes vc precisar ! EU TE AMO MUITO, obrigado por tudo s2

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoramos o post e o conteúdo do blog :)
    Acabamos de postar sobre as novidades no turismo, dá uma passadinha por lá.. e se gostar, siga-nos =)
    Um ótimo domingo para você!

    ResponderExcluir
  6. 'E quando isso não cabe no coração, escorre pelos olhos. Me sinto como se fosse evanescendo aos poucos, subindo em pequenas lufadas de poeira estelar. É como se o momento tentasse fugir da lembrança para acontecer de novo... E isso ele não consegue.'
    (Palavras minhas no post: "Só consigo chamar de saudade".)

    É por leitoras e leitores assim que continuo escrevendo, sabia? Estou muito feliz por vc ter captado a essência da Sophie, já que ela é uma de minhas personagens preferidas. Agora estou SUPER empolgado e vou tentar adiantar as minhas atividades acadêmicas para assim ver se eu consigo postar até amanhã a noite! Fique atenta, ainda há muitos mistérios entre Christopher, Emilie, Konstantine e principalmente em volta da sonhadora Sophie. E tudo, é óbvio, com todo esse sabor agridoce ^^.

    Um beijo e mais uma vez, obrigado pela atenção e por ter gostado de minhas palavras!

    ResponderExcluir
  7. Ju , minha linda , quem é tua filosofa favorita ? *-* Tô morrendo de curiosidade !
    Você me fez pensar o quanto a saudade é forte , mas principalmente em FAZER MOMENTOS QUE ME DEIXEM COM SAUDADE . Não vivi muito , ainda tenho bastante coisa pra ver e aprender , e eu sonho tanto ... espero conseguir aproveitar todos os momentos de modo que possa sentir saudade deles um dia , bater no peito e dizer orgulhosa : "Eu fiz isso! Eu vivi!"
    Nunca achei a saudade ruim ; é chato não poder voltar atrás , mas é exatamente por isso que devemos aproveitar ao máximo todos os instantes de emoção . E adorei saber que essa palavrinha linda só existe em português ! Eu adoro inglês , sabia ?
    Gostei da música da Pitty , acho a voz dela muito bonita , e embalou a minha leitura (:
    Beeijos ♥

    ResponderExcluir
  8. " Um dia você acorda e inexplicavelmente se lembra de algo que lhe traz sentimentos profundos. Fica até tarde na cama, chora, escuta aquela música, olha o sol, aquela tarde linda e promete que tudo voltará a ser como antes. " É bem isso q acontece cmg ! rs' Lindo texto *--* Obg pelo comentário e por seguir meu blog, já estou seguindo aqui tbm.. E descobri q além das coisas q vc falou q temos em comum, temos tbm Harry Potter e a saga Crepúsculo, adoro tbm *--* Vi no seu perfil.. haha' Estarei aqui sempre q possivel! rs' Beeijos lindona, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  9. Nostalgia é agonia né, angustia. É aquela ferida que não dói e não cicatriza, mas que, um dia, a gente bate sem querer, e então ela sangra, e o processo de cura recomeça. E não se conclui.
    Sempre haverá nostalgia. De tudo o que poderia ter sido e não foi... Nós sempre sentiremos saudades do que passou.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. ah, sentir saudade pra mim, de certas coisas, é sofrer muito... mas é atraves da saudades que as pessoas ficam marcadas em nossa vidas, senão nem teria graça!
    bjssss

    ResponderExcluir
  12. Ju, saudades mesmo..estive tão atribulada nos últimos tempos..uma tempestade passou em minha vida..muito dela foi devido a esat saudade, abordada por seu lindo e perfeito post; meu paizinho querido se foi e tudo perdeu a graça para mim..então..aos poucos estou reconstruindo meus pedacinhos..que fique o amor por ele e as lembranças..! Amei seu post e estou te seguindo querida! Bjks de cajuzinho e volto logo ;-)

    ResponderExcluir
  13. Aaah, muito obrigada pelo elogio. De verdade.

    Fico feliz quando vejo que coloco mais romance na vida das pessoas. Romance é essencial.

    Voltarei aqui sempre, viu.

    Beijos.

    ResponderExcluir