quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

[Resenha] Uma história sobre destino, amor e esperança



Feita de Fumaça e Osso - Livro 1

Autora: Laini Taylor

Editora: Intrínseca


Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito


“E não era mesmo sua imaginação que era louca. Era sua vida – o cabelo azul, Brimstone e tudo o mais”

Minha relação com esse livro é de amor. Sabe quando você se apaixona por uma história e quando termina, não consegue ler mais nada porque está com ressaca literária? Então, foi isso que aconteceu comigo quando terminei de ler "Feita de fumaça e osso". Eu não li, praticamente devorei e enrolei para terminar, porque eu não queria que a história acabasse! Pois bem,“Feita de fumaça e osso” é uma dessas histórias inacreditáveis que faz a gente torcer, se identificar e pirar com cada acontecimento.
A história escrita por Laini Taylor é narrada em terceira pessoa e conta a história de Karou, uma garota de dezessete anos, estudante de artes em praga que tem cabelo azul e várias tatuagens pelo corpo. Karou tem um caderno cheio de desenhos estranhos e fantasiosos, anda por vários lugares e pode sumir misteriosamente de alguns deles sem ninguém perceber e aparecer em outro lugar como em um passe de mágica. Who is the girl?, você deve estar se perguntando!
Karou vive em um covil de demônios, precisamente quimeras como Brimstone, Yasri, Twiga e Issa dizem ser. A personagem é órfã, não faz ideia de quem são seus pais, desconhece a sua origem. Sua própria vida é um mistério. Isso faz com que ela estabeleça uma relação de amor com essa sua estranha família.
Eles moram em uma loja, onde trabalham e em toda a sua vida, Karou sabe pouca coisa sobre a sua família adotiva. Uma das poucas coisas que sabe é que Brimstone é um negociador de desejos, ela o chama de Mercador de desejos e se não bastasse isso, Karou faz um trabalho muito estranho para Brimstone. Ela é enviada por ele para buscar ao redor do mundo dentes. Ela obedece Brimstone e toda a sua vida gira ao redor disso. Isso faz com que Karou perca aulas e deixe sua melhor amiga Zuzana irada. Já que muitas vezes enquanto as duas estão lanchando em seu bar preferido chamado Veneno, Karou tem que interromper sua diversão para ir buscar dentes em Paris ou na Índia e acaba a deixando sozinha e sem poder contar o que se passa em sua vida. A relação das duas é um barato e me diverti a beça com o comportamento hilário de Zuzana.
Mas a própria Karou não faz ideia do porquê Brimstone quer aqueles dentes, tudo dentro daquela loja é um grande mistério do qual ela pouco sabe.
E quando Karou menos espera, ela conhece Akiva. Um anjo, inimigo da raça quimera que foi criada e ele foi enviado para guerrear. Só que isso não impede que os dois tenham uma sensação estranha ao se verem.
Isso acaba mexendo com Karou que foge dele e Akiva sente uma necessidade surreal de descobrir o que é aquela menina. Os dois se apaixonam e descobrem que este amor nasceu muito antes dali. Muitos mistérios vão ser revelados e juntos, eles partem para descobrir a origem e os mistérios de Karou.
Achei o universo da trama cativante e a autora é extremamente criativa. Me vi em um mundo fantástico nunca narrado antes que gerou curiosidade e muito interesse. A autora tem uma imaginação sem limites e me prendeu de uma tal forma que consegui ler o livro tão rapidamente e chegar no final sem ao menos perceber.
A escrita é simplesmente maravilhosa, a trama é rica, os personagens são geniais e o enredo bem amarrado. Além de tudo, é uma história que nos faz refletir sobre amor, família, esperança e destino. Até onde você iria pelo amor?
Feita de fumaça e osso entrou para a lista dos meus livros preferidos. Fiquei completamente estarrecida com o final e ansiosa pela continuação. Como sou o tipo de leitora que não aguenta ficar sem saber o que acontece, pesquisei em tudo que é canto e encontrei informações super valiosas no twitter da Laini Taylor, a autora.
Lá fora, a continuação já foi lançada e de acordo com o que vi, parece que vai se chamar "Dias de sangue e estrela" e tem uma capa tão linda quanto de FFO.
Já estou roendo as unhas, uma história tão incrível como essa, o mundo precisa ler *_*

2 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Não sabia muito sobre esse livro, então vim ler a resenha e caramba, parece ser incrível!

    Vou ver se o compro em um futuro próximo...

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, eu simplesmente adorei o post, gostei muito de saber sobre este livro!
    Adorei o blog e ja estou seguindo, passa la no meu tambem.
    Beijao flor

    http://www.blogofficialgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir